EDITAL 03/2015/Católica do Tocantins SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS PARA AUXILIAREM NOS “I JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS”

A Católica do Tocantins, através de sua Coordenação da Pastoralidade, torna pública as inscrições para a seleção de voluntários para auxiliarem na organização dos “I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas”, que ocorrerá no período de 20 de outubro à 1º de novembro de 2015 em Palmas/TO.

    Os resultados foram divulgado, para verificar sua situação clique no botão abaixo.
    DOS “I JOGOS MUNDIAIS DOS POVOS INDÍGENAS”:
    • Os “I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas” (JMI) acontecerão nos dias 23 de outubro à 1º de novembro de 2015, em Palmas/TO, com a presença de mais de dois mil atletas indígenas de 30 (trinta) países. Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Japão, Noruega, Canadá, Estados Unidos e Filipinas. Do Brasil, 24 (vinte e quatro) etnias devem participar da competição. O evento é composto por esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração e por esportes ocidentais competitivos que também têm a característica de unificação das etnias e povos indígenas. Paralelamente às atividades esportivas, ocorrerão atividades culturais que serão lideradas pelos povos indígenas e celebrarão a diversidade e a cultura nativa. Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas serão uma oportunidade única de fortalecimento da cultura indígena, trazendo benefícios a curto e longo prazo para a região.
    DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:
    • A seleção será regida por este edital e será executada pela Pastoral da Católica do Tocantins e tem como objetivo selecionar 80 (oitenta) acadêmicos voluntários para colaborarem com o apoio operacional e cultural dos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerão no período de 23 de outubro à 1º de novembro de 2015, em Palmas/TO.
    • A seleção será realizada em etapa única, conforme especificado a seguir.
    • A etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, constituir-se-á de análise da ficha de inscrição e da documentação exigida no item 5.3 deste edital.
    DAS VAGAS E SUAS ATRIBUIÇÕES:
    • O número de vagas serão de 80 (oitenta), a serem alocadas de acordo com a necessidade e interesse do Comitê Organizador do evento.
      Dentre as atribuições dos voluntários, inclui-se:
      • auxiliar na organização e realização das atividades esportivas;
      • contribuir com a realização da programação cultural;
      • apoiar o trabalho da equipe de relações públicas/comunicação;
      • dar suporte à infraestrutura e organização de materiais;
      • atuar como intérprete prestando suporte de comunicação com os convidados e visitantes indígenas e internacionais.
    • É garantida a inscrição dos voluntários Portadores de Necessidades Especiais (PNE), cujas atribuições serão delimitadas pelo Comitê Organizador dos Jogos.
    DOS REQUISITOS BÁSICOS:
    • Os requisitos básicos para o aluno concorrer às vagas para a esse voluntariado são:
      • Estar regularmente matriculado na Católica do Tocantins;;
      • Possuir interesse com a cultura indígena e com a prática de atividades esportivas;
      • Ter disponibilidade de tempo para participar dos treinamentos porque porventura vierem a ser oferecidos tanto pela Católica quanto pelo Comitê Organizador dos Jogos;
      • Ter flexibilidade de horários para a atuação durante o evento;
      • Facilidade em interagir com pessoas de diferentes culturas.
    DAS INSCRIÇÕES E DA SELEÇÃO:
    • Será admitida a inscrição exclusivamente via Portal da Católica, no endereço eletrônico www.catolica-to.edu.br, solicitada no período entre 8 horas do dia 25 de maio e 23 horas e 59 min do dia 22 de junho de 2015, observando o horário oficial de Palmas/TO.
    • A inscrição consiste em preenchimento do formulário virtual.
    • Os candidatos selecionados deverão protocolar na Central de Atendimento, de 14 à 21 de agosto, os seguintes documentos:
      • Cópia de identidade ou CPF;
      • Comprovante de matrícula.
    • A Comissão da Banca Examinadora de seleção será composta por professores, colaboradores, do Presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Católica do Tocantins e por uma presença da Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas (SEJI) indicado pelo Órgão.
    • Todos os candidatos terão suas fichas de inscrição analisadas pela banca composta para este fim.
    • A seleção constará de análise de ficha de inscrição.
    • Caso haja mais inscritos selecionados que o número de vagas disponíveis, a definição dar-se-á por ordem de efetivação da inscrição, experiência com eventos de e estar de acordo com os requisitos exigidos no item 4 deste edital.
    • Os casos omissos serão resolvidos pela Católica do Tocantins e pelo Comitê responsável pelo evento.
    DOS BENEFÍCIOS DO VOLUNTARIADO:
    • Os voluntários selecionados receberão os seguintes benefícios:
      • Certificado de Atividades Complementares de 40 horas emitido pela Católica do Tocantins;
      • Refeições nos dias do evento cedidas pela Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas;
      • Transporte para o local do Evento (a ser confirmado pela Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas);
      • Espaço reservado no Camping oficial dos JMI, localizado na Vila dos Jogos e cedido pela Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas;
      • Kit Divulgação incluindo camiseta cedidos pela Secretaria Extraordinária dos Jogos Indígenas.
    DA DIVULGAÇÃO DO RESULTADO PRELIMINAR:
    • A publicação da lista dos candidatos selecionados ocorrerá no dia 07 de agosto de 2015. A homologação do Resultado se dará no dia 14 de agosto. A entrega dos Documento na Secretaria das Coordenações, será até o dia
    DAS OBRIGAÇÕES:
    • Os voluntários selecionados se comprometerão a desempenhar suas atividades conforme a carga horária de 40 horas, previstas para a certificação;
    • Os voluntários selecionados deverão participar das reuniões e treinamentos que porventura vierem a ocorrer. É de responsabilidade da Comissão da Banca Examinadora dar o aviso prévio aos voluntários.
    DO CRONOGRAMA:
    • Lançamento do edital - 25 de maio de 2015
    • Período de inscrição - 25 de maio à 22 de junho de 2015
    • Divulgação do Resultado Preliminar - 07 de agosto de 2015
    • Homologação do Resultado - 14 de agosto de 2015
    • Entrega dos documentos na Central de Atendimento da Católica - 21 de agosto de 2015
    DAS INFORMAÇÕES:
    • Pastoral da Católica do Tocantins – (63) 32212100 – 92574393 (Claro)
    • Informações adicionais – Website: www.jogosmundiaisindigenas.com
      Fone: 21112791 - Facebook: Jogos Mundiais Indígenas
      Email: palmasjmi@gmail.com Twitter: @JMI2015